Visita à São Paulo do Presidente da República, Sergio Mattarella
- nilsoncarnielli
- 2 de out. de 2024
- 2 min de leitura

Data da Publicação: 17 de Julho de 2024
Fonte: Site Consolato Generale d'Italia San Paolo
O Presidente da República Sergio Mattarella está em visita de Estado ao Brasil a convite do Presidente Lula, retribuindo a visita à Itália feita pelo Presidente brasileiro em 2023.
O Presidente visitou São Paulo nos dias 16 e 17 de julho, acompanhado pela Sra. Laura Mattarella e peloVice-Ministro das Relações Exteriores e Cooperação Internacional, Edmondo Cirielli, além de uma delegação de altos funcionários do Quirinale e da Farnesina.
O Sr. Presidente foi recebido no aeroporto de Congonhas pelo Cônsul Geral Domenico Fornara e pelo Chefe do Escritório de São Paulo do Ministério das Relações Exteriores brasileiro, Embaixador Rodrigo do Amaral Souza.
Na manhã do dia 17 de julho, o Sr. Presidente visitou o Museu da Imigração do Estado de São Paulo, acompanhado pelo Secretário Executivo da Cultura do Estado de São Paulo, Marcelo Henrique de Assis, e da Diretora do Museu, Alessandra Almeida.
Em seguida, o Chefe de Estado visitou o Arsenal da Esperança, um centro de acolhimento para pessoas vulneráveis administrado desde 1996 pela associação italiana SERMIG (Serviço Missionário Jovem).
O Museu da Imigração e o Arsenal da Esperança estão localizados na estrutura que, do final do século XIX até o início dos anos 70 do século passado, abrigou a Hospedaria dos Imigrantes, o local onde cerca de 3 milhões de imigrantes (dos quais cerca de 800.000 italianos) foram recebidos e ajudados em seus primeiros passos no Brasil. Esse é um lugar particularmente importante para o patrimônio italiano em São Paulo: no mesmo lugar onde centenas de milhares de italianos foram ajudados em um momento particularmente delicado de suas vidas, hoje não apenas sua história é lembrada, mas uma associação italiana auxilia cerca de 1.200 pessoas vulneráveis diariamente, ajudando-as a deixar a vida nas ruas e se reintegrar em um contexto social e de trabalho digno.
À visita e ao Arsenal da Esperança participaram também o vice-governador do Estado de São Paulo, Felicio Ramuth, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes e o Arcebispo Metropolitano de São Paolo dom Odilo Pedro Scherer.
Ainda, na tarde de 17 de julho, o Presidente da República foi ao icônico Edifício Itália, no centro de São Paulo, onde se encontrou com uma representação da comunidade italiana no Circolo Italiano. Em seguida, o Chefe de Estado foi ao Terrazzo Italia, onde cumprimentou a equipe de funcionários do Consulado Geral, do Instituto Italiano de Cultura, do ICE e de outros escritórios do governo italiano presentes em São Paulo.
A visita do Presidente da República é o maior testemunho da atenção que as instituições italianas estão demonstrando em relação ao Estado de São Paulo, onde se encontra a maior comunidade de descendentes de italianos fora da Itália.
O Cônsul Geral Domenico Fornara, também em nome de toda a equipe do Sistema Itália em São Paulo e da comunidade italiana, agradece sinceramente ao Presidente da República por nos honrar com sua presença, especialmente no ano em que comemoramos o 150º aniversário da imigração italiana no Brasil.
Comments